Você entende de futebol?
Cada dia eu fico mais assustada com o que é “entender de futebol”. Sério, vocês já pararam para pensar? Havia um tempo em que entender de futebol era saber as regras, a escalação do time, essas coisas mais básicas. Mas hoje parece que é bem mais do que isso.
Para conversar sobre o assunto nos dias de hoje, você tem que saber analisar o jogo do seu time, do rival, comentar sobre o elenco, comparar com jogos passados, pensar possíveis soluções... E ainda estou focando aqui no Brasil, pois mesmo se você fizer tudo isso, vai ter uma hora que alguém vai falar do futebol Europeu.
Aí começa: campeonato inglês, italiano, alemão, espanhol, Champions League... É muita coisa.
Quando a pessoa trabalha com futebol fica até mais fácil, pois está em contato com esse universo diariamente.
E eu nem toquei no tópico “entender de esportes”, já que aí eu teria que falar sobre vôlei, basquete, tênis, fórmula 1, lutas, natação...
Não estou dizendo que alguém precise ser um google ambulante, até porque os meios estão a nosso dispor para serem usados, mas sim que o mundo esportivo é enorme e necessita de muito estudo.
Por isso que eu digo sempre que gosto de esportes, já que é um aprendizado contínuo. Entender é uma palavra muito forte para esse conhecimento tão amplo.
-
*Eu pensei nesse assunto enquanto me divertia com “o jogo dos escudos”, já viram? São 64 escudos disfarçados e você tem que colocar o nome. Eu achei bem tranquilo, mas tem muita pegadinha. O legal também é desafiar o colega e ver quem termina primeiro.
**Parabéns para o Chile que conquistou um título inédito vencendo a Copa América. Confesso que vi o jogo sem torcer para um dos lados, já que achava que o Chile merecia vencer, porém também achava – e continuo achando – que está faltando um título para essa geração da Argentina.