Viagem de trem na Itália! Veja como eu visitei Pisa
Se você está planejando conhecer alguma cidade próxima, recomendo o passeio.
Quando eu comecei a montar o meu roteiro de viagem, só Paris estava inclusa. Mas, na Europa tem tanto lugar para visitar, que é difícil ir lá e ficar em apenas um, certo? Com isso coloquei Madrid, depois Roma e pensei que tinha finalizado. Só que uma olhadinha no Google Maps mexeu comigo e então acrescentei mais um local: a cidade de Pisa.
Sim, aquela da torre inclinada que todo mundo tira foto empurrando, rs. Por eu já estar em Roma, e Pisa ter um local turístico razoavelmente pequeno, a ideia era ir de manhã, conhecer a região e voltar no mesmo dia. E foi isso que eu fiz.
Antes mesmo de embarcar para a Europa, já deixei os tickets comprados. É possível comprar a passagem de trem pela internet e escolher o dia, horário de ida e também o de volta, então foi bem tranquilo por já estar tudo programado.
Então o cenário foi esse: eu já estava em Roma com o bilhete comprado, chegou o dia e eu fui até o terminal de trem. Chegando lá, procurei o local de partida, achei o meu vagão e aguardei no meu lugar, que também é marcado.
Ah! E é importante falar que o trem não fica muito tempo parado. Ele chega, quem tem que descer, vai descer, e quem tem que subir, vai subir. Fica um tempinho e depois sai. Então o ideal é chegar com um pouco de antecedência para poder se localizar e não perder o horário.
Pois bem, peguei o trem, deu tudo certo no embarque e algumas horinhas depois já estava em Pisa. Chegando lá, fui caminhando até o local da Torre e enquanto isso pude observar um pouco a cidade. Ainda era cedo, então ela estava bem tranquila.
Foi então que eu avistei a Torre de Pisa e notei que já tinha bastante gente perto dela. Fiquei um tempo admirando e depois fui dar uma volta na praça onde ela fica. Confesso que eu poderia ter andado mais na cidade, mas como o meu foco era a Torre e eu só tinha um dia, fiquei nas redondezas dela e fiz muitos registros.
Na hora do almoço, comi em um dos restaurantes das ruas próximas e aproveitei para tomar um Gelato (até porque, na Itália, se você tem uma oportunidade de tomar um Gelato, aproveite).
Visita feita, dia produtivo, chegou a hora de voltar para a estação de trem. Fiz o mesmo esquema, cheguei um tempinho antes e fiquei esperando. Aliás uma observação sobre o transporte: organizado, pontual e confortável. Foi bem tranquilo viajar de uma cidade para outra nele.
Quando cheguei em Roma já começava a anoitecer e eu estava mega cansada. Mas foi aquele cansaço de quem curtiu bem o dia, sabe? Então, tudo certo.
Espero ter conseguido passar um pouquinho de como foi minha experiência. Tem um dia livre no roteiro de Roma e gostou da ideia? Se eu fosse você, acrescentava mais esse destino.
Me conta depois :)
@karinecbgomes