Isso porque ninguém é obrigado a gostar só de um esporte, certo?
Brasil, o país do futebol. A famosa frase que ecoa no mundo inteiro tem diversas justificativas. Nossa seleção tem cinco títulos mundiais, revelamos vários jogadores, muitos deles já foram eleitos melhores do mundo e não é à toa que o primeiro presente de muita criança é uma bola de futebol.
Com isso, não é difícil entender o motivo de outros esportes não ganharem o mesmo destaque na mídia brasileira. Com exceção dos anos de Jogos Olímpicos, o futebol domina nos noticiários esportivos e nas transmissões ao vivo. E podemos dizer que esse é um dos motivos que fazem muita gente não ter tanta afinidade com as regras de outros esportes.
Quer um exemplo? Automobilismo. Especificamente Fórmula 1. A TV transmite, sim, as corridas da competição, mas será que quem assiste “aleatoriamente” entende tudo o que se passa em um GP? No futebol, quem pega um jogo no meio da transmissão entende perfeitamente o que está se passando. Vê quem está jogando, a formação de cada time e o placar. Pronto. Já é possível entender. Mas na F1 é diferente.
Para entender a F1 não basta ver apenas quem está em primeiro e quem está em último. A modalidade é um jogo de velocidade e desempenho, mas principalmente de estratégia. E isso complica o entendimento muitas vezes. Então, eu decidi falar um pouco sobre alguns conceitos e regras da F1 para tentar facilitar a vida de quem busca informação sobre esse esporte, com pelo menos o básico. Há outros meios, mas informação nunca é demais, não é?
Vamos lá!
A importância dos pneus na F1