Deu a lógica! Brasil é campeão da Copa América e Damas fazem a cobertura
Domingo de sol no Rio de Janeiro, o cenário mais do que adequado para uma partida no Maracanã. Mas neste dia 07/07 o confronto era diferente. Isso porque estamos falando de Copa América. Estamos falando de Final com o Brasil em campo. E isso dá mais do que um sabor especial na partida.
O torcedor carioca bem que está acostumado com o trajeto, as arquibancadas e com o templo do futebol. Mas neste jogo, o Maraca estava sendo o anfitrião de diversas línguas e nacionalidades. O colorido ao redor do campo estava bonito de se ver.
A cor predominante, é claro, era o amarelo. Mas alguns pontos vermelhos gostavam de fazer um barulho para contrastar a festa. Juntando isso tudo, a festa só ficava mais bonita.
Festa que, aliás, começou cedo. Antes de a bola rolar, Anitta e o porto-riquenho Pedro Capó animaram ainda mais quem veio para assistir ao jogo. Isso sem falar nos efeitos pirotécnicos que deram um show na cerimônia de encerramento.
Mas show mesmo foi a torcida que fez. Após o fim do hino, a tradicional continuação à capela ainda arrepia quem está presente.
Após isso o espetáculo ficou por conta dos jogadores. Brasil e Peru protagonizaram um jogo pegado desde o começo. Ainda no início do primeiro tempo, a seleção peruana era quem tinha as melhores chances.
Mas, apesar da marcação e da pressão do adversário, o Brasil conseguia fazer boas jogadas, como a que culminou no primeiro gol, aos 14 do primeiro tempo. Gabriel Jesus apareceu pelo lado direito e Everton aproveitou o cruzamento e mandou para o fundo da rede abrindo o placar. 1 a 0.
E o gol mudou completamente o cenário da partida. A seleção da casa começou a controlar mais o jogo, trocar passes e ainda mostrou uma boa recuperação de bola.
Até que, aos 40, um susto para atrapalhar o caminho do Brasil. Pênalti para o Peru, convertido por Paolo Guerrero. Mas, como dissemos, foi só um susto, porque aos 47 ele apareceu mais uma vez: Gabriel Jesus colocou a seleção novamente à frente no placar. 2 a 1.
No segundo tempo a nossa seleção continuava pressionando, sendo melhor no início da etapa final. Aliás, os gritos da torcida deixavam isso bem claro: foram diversas chances desperdiçadas que poderiam tem deixado o Brasil com um placar mais elástico.
Não aconteceu, e Gabriel Jesus acabou recebendo o segundo cartão amarelo e foi expulso aos 24 do segundo tempo. O jogo bem que ficou mais difícil, mas aos 42 outro pênalti foi marcado no Maracanã. Só que dessa vez a favor do Brasil. Richarlison na bola e gol da seleção. 3 a 1, acabando de vez com qualquer dúvida que ainda houvesse sobre o título.
Com isso, deu a lógica e a galera soltou o grito! O Brasil é Campeão da Copa América 2019, em casa e nos braços de sua torcida no Maracanã.
E foi dessa forma que as Damas fecharam o semestre de 2019. Começamos cobrindo o Campeonato Carioca, continuamos no Brasileirão e estivemos presentes também na Copa América, acompanhando o título do Brasil. Continuem com a gente que ainda vem muita coisa por aí.
Texto publicado originalmente no site Damas do Esporte.