De mãos dadas ao universo cinematográfico
Marvel Agents of S.H.I.E.L.D consegue acompanhar os filmes da empresa, mas não perde o ritmo da história
Uma série surpreendente. É assim que podemos descrever Os Agentes da S.H.I.E.L.D. (Marvel Agents of S.H.I.E.L.D.), de Joss Whedon, em poucas palavras. O que era para ser uma extensão de Os Vingadores ganhou vida própria e hoje já está na terceira temporada.
Logo no primeiro episódio nos deparamos com a primeira supresa: o agente Phil Coulson (Clark Gregg), que havia sido morto por Loki (Tom Hiddleston) no filme, aparece vivo na série. A partir daí, o mistério em torno da ressurreição do agente vira a pauta principal. Mas, enquanto isso não é revelado, a equipe formada por Coulson deve eliminar as ameaças que aparecem na S.H.I.E.L.D., a mesma organização internacional que recrutou os vingadores.
Mas o que me chama mais atenção do programa é que ela não é apenas uma continuação de Os Vingadores. A primeira temporada, por exemplo, ocorre simultaneamente aos acontecimentos dos filmes da Marvel, mesmo depois da batalha de Nova York. Então se em Thor: o mundo sombrio o herói destrói toda uma cidade, na série lá estão os agentes arrumando tudo e recolhendo destroços alienígenas. Se em Capitão América: soldado invernal, a S.H.I.E.L.D. deixa de existir e o Diretor Nick Fury (Samuel L. Jackson) morre, adivinha o que acontece no mundo dos agentes? Pois é, a mesma coisa.
Para quem é fã da Marvel e acompanha todas as sequências, a série é um prato cheio para entender ainda mais o que acontece nesse universo. Pode-se dizer que Joss Whedon acertou na fórmula e soube aproveitar o melhor dos dois mundos, fazendo com que, quem assiste, fique esperando ansiosamente pelo próximo episódio.
Os Agentes da S.H.I.E.L.D. poderia muito bem ser um filme. Mas, com o formato da série, a história dos outros personagens pode ser mais explorada. Assim, não é só Coulson que move o enredo. Portanto, mesmo que o programa mostre as consequências dos filmes da Marvel, não é só disso que ele sobrevive. Não é à toa que já está no ar desde 2013.
Aqui no Brasil a Rede Globo transmitiu a primeira temporada no início de 2015, mas o canal Sony já está na segunda. Para ver desde o início, é aconselhável que você busque o streaming, como YouTube e NetFlix.