Como tirar ótimas fotos viajando sozinha
Sim, é possível ter uma galeria com poucas selfies
Na maioria das viagens que eu fiz eu tive que me virar para conseguir boas fotos e fugir de uma galeria só com selfies. Posso dizer que essa é uma das desvantagens de viajar sozinha, mas quem disse que não tem como contornar isso? Veja algumas fotos que eu tirei nas minhas viagens e te contarei como eu consegui esse resultado:
Bom, agora que você viu, chega de curiosidade. Vou listar algumas táticas que podem te ajudar nessa tarefa de ter boas fotos, mesmo sem uma companhia na viagem:
Seja gentil
Sabe o ditado “não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você”? Então. Ao pedir uma foto, seja educado. Comece com um “bom dia” na língua local e pergunte se aquela pessoa pode tirar uma foto sua.
Indique como quer a foto
Após a pessoa dizer que pode, sinalize como você quer a foto. Você não vai “mandar” ela tirar daquela forma, mas dê uma ideia: “você pode pegar aquele prédio enquanto eu olho pra ele?”. Pronto.
Se ofereça para tirar uma foto
Você não é o único viajante que está sozinho. Com isso, quando você estiver em algum local e observar que tem alguém sozinho tentando uma boa foto, se ofereça para fotografar. “Oi, quer que eu tire para você?”. Capriche e seja legal. Possivelmente a pessoa irá gostar e vai se oferecer para tirar suas também. Caso ela não faça isso, não se preocupe, pois você fez algo bacana por alguém.
Observe quem já está fotografando
Muitas vezes há pessoas que estão tirando fotos exatamente do jeito que você também quer. Quando elas terminarem, você pode pedir algumas da mesma forma. É bem tranquilo, pois desse jeito não há dúvidas.
Repare quem fala a mesma língua que você
É muito mais fácil você lidar com pessoas que são do seu país. Acho que rola mais proximidade, sabe? Só sei que é muito mais tranquilo quando eu encontro brasileiros nas minhas viagens. Acredito que quebra barreira de timidez ou insegurança com a língua estrangeira, caso você tenha. E é fácil descobrir porque é só você escutar quando alguém está falando português, ou observar se tem alguém com camisa de algum time de futebol do Brasil (claro que nem todos andam assim, mas é um bom indício).
Contrate um fotógrafo local
Se mesmo seguindo todas essas dicas você ainda quiser registros especiais e diferentões de algum lugar, procure um fotógrafo na cidade. Eu fiz isso em um dia em NY e em outro em Paris. Eu escolhi a parte da manhã e cada sessão teve 1h de duração. As fotos ficam perfeitas e outro lado bom é que você aproveita ângulos diferentes de cada local. E nas duas vezes as profissionais me mostraram lugares que eu nem esperava conhecer. Você pode encontrar inclusive fotógrafos brasileiros.
Essas foram algumas maneiras que me ajudaram a conseguir fotos boas, mesmo viajando sozinha. Mas lembre-se que as pessoas que você pede foto estão turistando como você, então tenha bom senso :)
Gostou das dicas? Me fale se você souber de alguma outra!
@karinecbgomes
Você pode ler também:
Pensando em viajar sozinha? Apenas vá!
Aproveite a viagem junto com intercâmbio