Então você se dá conta que o ano está acabando. E isso se reflete na quantidade de rodadas que faltam para acabar o Brasileirão. Agora sim. Agora o Campeonato começa a se definir.
Muitos falam que a nossa competição está nivelada, mas nivelada por baixo. Se olharmos a tabela veremos que a parte mais empolgante é a luta para não cair. Triste, mas verdade. Mas também não vou ficar aqui depreciando o produto da casa, e dizendo que tudo o que está lá fora é melhor, pelo simples fato de não ser daqui. Confuso? Não muito.
O Cruzeiro é líder por mérito. É um time que, em termos de organização, é superior, e isso não foi construído da noite para o dia. Hoje, no futebol, uma das coisas que chama a atenção é a falta de planejamento dos clubes. E os torcedores reparam isso. É complicado ver um time com elenco, CT e afins brigando para não cair, ou só querendo que o ano acabe.
Ao mesmo tempo, olhamos para a nossa tabela em todo início de campeonato e não temos ideia de o que vai acontecer. Não é aquele tipo de competição onde é fácil destacar um ou dois times e dizer quem pode ser o campeão. Aqui temos, no mínimo, 10, e essa é a parte legal.
O problema é que chega no meio, as pessoas começam a perder o interesse, começam a dizer que é longo demais, que é fraco demais, que é em data de amistoso da seleção (nem vou falar disso agora), e etc. Qual seria a solução? Algo no formato Libertadores? Acabar com os Estaduais? Acho sim que é algo válido a ser debatido, pois em todos os anos é a mesma coisa, a mesma pauta discutida em inúmeros programas de esporte.
A pergunta é: até quando?
E mais um ano vai chegando ao fim.